- Better Money
- Posts
- O Bitcoin pode ser seu melhor amigo ou seu pior inimigo - só depende de você.
O Bitcoin pode ser seu melhor amigo ou seu pior inimigo - só depende de você.
A internet nos deu a oportunidade de trabalhar com o que amamos. O Bitcoin acelera ainda mais esse processo.

“Pessoas sensatas são remuneradas por fazer aquilo que gostam.”
Nossa sociedade está completamente corrompida, com valores invertidos em quase todas as esferas:
a indústria alimentícia vende veneno industrializado que nos deixa obesos e doentes;
a indústria farmacêutica lucra em cima de nossa péssima saúde vendendo “remédios” que causam dependência física e emocional e só atacam sintomas ao invés de resolver o problema;
a mídia nos vende desinformação e medo, fazendo com que quem ainda os assiste viva em um constante estado de alerta e tenha uma visão completamente distorcida da realidade;
“A maioria dos homens vive vidas de desespero silencioso”
o sistema político é totalmente corrupto e vende a falsa ideia de democracia que há décadas não existe na maioria dos países;
o sistema educacional foi desenhado para formar escravos obedientes que não aprendem o mínimo necessário para prosperar;
o sistema financeiro foi feito para nos tornar escravos endividados, e aumentar a desigualdade;
Estes são apenas alguns exemplos de vários. Praticamente tudo que conhecemos hoje por “sociedade moderna” foi construído para te aprisionar e te deixar fraco e doente.
Se você é como eu, você rejeita tudo isso e sonha em poder construir uma vida de soberania e abundância.
“Não é um indicador de saúde estar bem adaptado a uma sociedade profundamente doente”
A internet e o Bitcoin são seus amigos nessa jornada
Influencers, YouTubers, Streamers são profissões reais hoje que pagam fortunas para aqueles que aprenderam a monetizar seus interesses. Antes da internet, isso era muito mais difícil de fazer.
A informação era centralizada, e portanto passava por um filtro antes de alcançar os bilhões de seres humanos que habitam esse planeta. Agora você literalmente pode pegar o seu celular e falar sobre o quanto você ama origami, e se fizer isso por tempo suficiente, você eventualmente será pago por isso.
O Bitcoin é o próximo passo nessa jornada de libertação humana: ao poupar em dinheiro sólido que ninguém pode confiscar ou diluir, você está garantindo que o seu poder de compra futuro não lhe será arrancado sorrateiramente.
Mas…pra que o Bitcoin te dê essa liberdade, você antes precisa aprender a respeitá-lo.
Na minha vida pessoal, eu posso dar exemplos claros de períodos em que o Bitcoin me ajudou demais, e períodos em que - por minha culpa - ele foi uma arma de destruição em massa.
Em 2017 eu entendi o que havia de errado com o sistema monetário. Logo em seguida, comecei a pesquisar sobre Bitcoin e me apaixonei pelo que ele representava. Comecei a acumular satoshis.
Em 2018, eu decidi abandonar um trabalho muito bem pago em uma multinacional. Eu vivia em Amsterdam e decidi voltar para o Brasil com a ideia de buscar algo mais empreendedor para fazer. Acabei trazendo uma startup holandesa pra cá: virei Country Manager, montei a operação brasileira do zero, desenvolvi as primeiras parcerias, e em Março 2020 estávamos 100% prontos para fazer um lançamento super bem sucedido…
…mas a fraudemia chegou e literalmente destruiu o negócio.
Tive que negociar um salário menor, e aquela participação que eu tinha no negócio começou a dar sinais de que nunca valeria nada.
Eu estava há 3 anos acumulando sats, e tinha um colchão financeiro confortável. No auge do Bull Market de 2020-21, meu patrimônio se multiplicou rápido, e eu pude passar por aquele desafio de forma tranquila.
Em contrapartida, aqui está o exemplo de como o Bitcoin também pode ser o caminho pra ruína se você não respeitar suas Leis Naturais: no final de 2021, 1BTC estava custando mais de 60mil dólares. Eu comecei a me deixar levar pela euforia, aumentei bastante meus gastos, mudei para uma casa maior, comprei muita coisa desnecessária, e até resolvi financiar um carro novo que eu poderia ter pago à vista, porque pensei “o Bitcoin vai continuar subindo, eu prefiro parcelar isso e quitar lá na frente por uma quantidade muito menor de satoshis.
Além disso, no início de 2022 decidi montar meu próprio negócio, porque eu tinha Bitcoin suficiente para viver confortavelmente cerca de 5 anos sem renda alguma.
Aí veio a lição dolorosa: começou o Bear Market, meu patrimônio estava 100% em Bitcoin e derreteu rapidamente em poder de compra. Como estava empreendendo e sem renda, fui forçado a vender cada vez mais satoshis todos os meses para custear aquela vida luxuosa que eu tinha criado.
O Bitcoin chegou a cair 75% do topo, e meu patrimônio se pulverizou em pouco tempo. Aquele carro que eu tinha financiado? Vendi depois de 6 meses, porque não aguentava mais vender preciosos sats para pagar aquele maldito boleto.
Qual foi a lição então? É a seguinte: não coloque no Bitcoin aquele dinheiro que você vai precisar nos próximos 4 anos. Se você ganha mais do que gasta todos os meses e tem alto grau de confiança de que vai continuar assim, então aumente sua exposição ao Bitcoin. Caso contrário, tenha um colchão financeiro em fiat, pois a volatilidade pode te machucar seriamente, como me machucou.
Quer mais um exemplo pessoal de como o Bitcoin pode ser seu melhor amigo? Vamos lá então, esse é mais recente… Após uma dolorosa lição aprendida, larguei a startup, virei CFO de uma empresa, estabilizei minha renda, voltei a poupar em sats todo mês.
Eu sei que eu não quero ser CFO pro resto da vida, e sei que minha paixão é o Bitcoin. Só que eu sou adulto, tenho responsabilidades como prover para minha família, pagar boletos, etc. Sendo assim, parte do que chamamos de maturidade é saber dar um passo para trás e se preparar para no futuro dar um salto pra frente.
É isso que estou fazendo agora: dedico algumas horas da minha semana a produzir conteúdo sobre Bitcoin, e o resto do tempo coloco 100% do meu foco no trabalho que me permite construir patrimônio e cumprir meu papel de homem e chefe de família.
Faz parte. No mundo em que vivemos, a liberdade não é dada, precisa ser conquistada.
A ideia de me contentar em seguir o resto da vida em um trabalho sem propósito só para pagar contas me aterroriza. Só há uma coisa mais escassa que o Bitcoin, e é o nosso tempo.
Agora eu preciso investir meu tempo nisso, mas eventualmente eu estarei pronto novamente para focar exclusivamente em construir um negócio ao redor do que eu amo.
Se o Bitcoin não existisse, eu teria que tomar riscos o tempo todo investindo meu dinheiro para tentar superar a inflação real. Como eu posso acumular satoshis e segurá-los por alguns anos enquanto tenho uma renda maior do que meu gasto mensal, eu sei que - no pior cenário - daqui a 4 anos essa minha poupança terá me dado mais uma chance de construir a vida que eu quero
O risco é muito menor, e o tempo para alcançar esse objetivo também…Graças ao Bitcoin.
Em resumo, o Bitcoin é uma poderosa ferramenta para aqueles que querem ser livres. Se você é um de nós, então aqui vai o seu guia de bolso em três passos
Estude. Você precisa entender qual é o problema que o Bitcoin resolve, como e porque ele cresce, e como comprá-lo e armazená-lo com segurança.
Seja responsável. Foque na sua profissão, torne-se mais produtivo, aumente sua renda e controle seus gastos. Construa um colchão financeiro para 4 anos, e compre Bitcoin com cada centavo que sobrar além disso.
Diminua sua preferência temporal. Você precisa aprender a respeitar os ciclos do Bitcoin, e ter “mãos de aço” durante o Bear Market. HODL, don’t trade.
Sua liberdade estará garantida se você seguir estes três simples passos.
A Comunidade BetterMoney está no ar!
Eu levei anos e cometi erros caríssimos ao longo da minha jornada de aprendizado no Bitcoin.
Se você quer:
Acelerar seu aprendizado e se tornar um expert em Bitcoin em tempo recorde
Aprender como evitar as armadilhas que prejudicam os iniciantes
Proteger (e crescer) sua riqueza com o melhor dinheiro que já existiu
Interagir com outros indivíduos que buscam liberdade e soberania
Participar de Lives semanais para tirar dúvidas
Ter acesso ao mais completo curso sobre Bitcoin em língua portuguesa (em breve)
Ter acesso a benefícios como desconto em transações P2P, e muito mais (em breve)
Então clique AQUI e entre em nossa comunidade.

Como acabamos de lançar, e muitas das features ainda não estão prontas, você pode entrar na BetterMoney agora por US$3/mês.
Sim. É mais barato do que o Netflix…e quem entrar agora continuará pagando este valor todos os meses.
Aproveite o mega desconto, porque assim que o primeiro módulo do curso for pro ar, o preço subirá para pelo menos U$20/mês...e isso pode acontecer a qualquer momento!
Espero vê-lo por lá em breve!
Reply